Home Biblioteca Actividades Novidades Links Especiais

   

Convocatória anarquista

 

@s libertári@s galeg@s, reunid@s na assembleia libertária, estão a preparar uma convocatória unitária de manifestação contra a cimeira de ministros do interior e da justiça que terá lugar em Compostela nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro. A manifestação terá lugar no dia 13 às 20:00 horas, na Praça de Vigo. Também se estão a preparar mais actividades para esses dias para além das convocatórias surgidas de outros âmbitos políticos.

Sabemos que a presença e o controlo policial em Compostela serão muito fortes. De facto, já começaram os dispositivos de segurança, a polícia vai de casa em casa identificando @s morador@s, supomos que como medida intimidatória. Por isso esperamos a vossa presença, e agradecíamos que difundissem ao máximo esta informação, nos próximos dias iremos ampliando-a.

Como prelúdio, alguns de nós participámos este Sábado numa manifestação convocada pelo colectivo libertário Ovelha Negra e pelo Movimento Contra a Guerra e a Globalização (MCGG). Durante esta manifestação, que foi o culminar de umas jornadas de preparação com vista à cimeira e que decorreu na generalidade com um ambiente lúdico e festivo, pintaram-se as fachadas de vários bancos, assim como de um MacDonald’s (com @s clientes a alucinar como é costume) e várias igrejas, perante os incrédulos olhos dos fiéis, e colocaram-se faixas em alguns monumentos; representou-se o fusilamento da justiça, da liberdade e dos direitos humanos; pintou-se de vermelho a estátua de Millán Astray, histórico fascista corunhês, e várias pessoas acorrentaram-se à porta da Câmara Municipal para representar que tod@s somos pres@s do sistema de uma maneira ou de outra.

Estávamos ali umas 150 pessoas, mas a imprensa local tentou não dar importância à nossa incursão pelas ruas mais podres desta cidade, onde passeiam sem remorsos na consciência tod@s @s cidadãs/ãos"de bem", adornad@s com a última moda e com os seus casacos de pele. Tudo acabou sem incidentes, em parte porque a polícia estava um pouco desprevenida, no entanto a sua presença fez-se sentir em todo o percurso.

Já tiveram lugar acções deste género anteriormente, agora estamos concentrados na cimeira. Vemo-nos em Compostela.

Continuaremos a informar a partir da Galiza, para qualquer questão contactar com qualquer dos colectivos ou organizações libertárias galegas ou com este e-mail: hybris84@hotmail.com.