Home
Biblioteca
Links  Panfletos Novidades
Especiais

 

Conselho dos Serviços de Saúde Pública

 

Não só é a Espanha atrasada em termos de indústria, mas também em termos de saúde pública. Morre muita gente por causa da ignorância, da falta de higiene, da falta de ajuda médica adequada, e da inanição. Morrem todos os anos cerca de 50.000 tuberculosos devido á falta de sanatórios e cuidados médicos adequados. Em toda a Espanha, só existem cerca de 35 sanatórios e dispensários para os doentes com tuberculose.


Morrem todos os anos, durante o parto, entre três a quatro mil mulheres, e cerca de 17.000 crianças morrem á nascença. Este número excessivo de mortes é devido a carências médicas e sociais. A ciência médica progrediu bastante em Espanha, e podemos considera-la de nível igual á da dos países mais avançados. Contudo, será só na nova economia que os seus recursos ficarão ao alcance de todos. Hoje em dia, a esmagadora maioria da população espanhola é demasiado pobre para beneficiar das vantagens e dos progressos da medicina.

Até a lepra se espalhou pelo nosso país mais do que imaginávamos. Em 1921, existiam 426 leprosos espalhados pelos hospitais e por um número de províncias. 356 cidades pequenas tinham sido invadidas por esta doença horrível.

Enquanto metade de Espanha não tem acesso a quaisquer cuidados médicos, o desemprego atinge um grande número de médicos. A Revolução tem que resolver tudo isto, e não só tratará de dar emprego aos médicos, dentistas, enfermeiras, e auxiliares, como também tratará de ampliar e aperfeiçoar todo o serviço médico, de forma a assegurar á população as melhores condições de saúde possíveis. Deixarão de existir médicos particulares, uma vez que toda a profissão médica será posta ao serviço da população. Os médicos particulares serão incorporados, juntamente com os dentistas, farmacêuticos, e outros profissionais da saúde, nos seus respectivos conselhos, organizados de forma semelhante á das outras actividades. O Conselho dos Serviços de Saúde Pública será responsável pela criação de escolas e institutos de pesquisa, cuidando da saúde pública nas cidades e nos campos.

 


Anterior