voltar atrás...
Retirado de:
azine.org
Centro de Média Independente - Portugal

A Europa prepara-se para legitimar a repressão
A seguir reproduzimos um texto do jornal "The Observer" inglês:

Os líderes europeus devem introduzir medidas draconianas para lidar com a violência dos protestos anticapitalistas. Fazem planos de realizar as cimeiras europeias em Bruxelas sob novas barreiras de segurança.

E numa extraordinária resposta aos grandes disturbios em Gotemburgo, na Suécia, o governo italiano planeia fechar a cidade de Génova para a cimeira exonómica mundial do G8, fechando linhas aéreas, linhas de comboio e estradas.

O plano vem na sequência dos violentos protestos que tem acompanhado os encontros dos líderes internacionais desde Seattle, e que deixaram três pessoas com ferimentos de balas depois dos confrontos em Gotemburgo.
Um oficial da polícia revelou, na noite passada, que um número desconhecido de ingleses foram presos durante os disturbios, que causaram milhões de libras de prejuizos.
A polícia e os manifestantes travaram batalhas na cidade.
O anúncio de ingleses presos causou algum embarasso ao Tony Blair, que acusou um "circo nómada de anarquistas' de serem os responsáveis pela violência.

Enquanto os médicos tentavam salvar a vida dos feridos, na noite passada o primeiro ministro condenou os confrontos: 'Protestos pacíficos são uma parte essencial da democracia. Os protestos violentos não. E não há espaço na democracia para o bando de anarquistas que viajam de cimeira em cimeira com o único propósito de causar tantos problemas quanto possível.'
E acrescentou: 'As suas acções não têm nada haver com mais nada que não seja o desejo de causar violencia que ameaça a forma de vida de pessoas inocentes. Gostaria de deixar claro que tais protestos não devem e não irão perturbar o legítimo trabalho da organizações democráticas'.

(...)

A União Europeia disse que deve haver um 'fortalecimento' na próxima cimeira na Bélgica para tentar evitar futuros protestos.

Após 2002 as cimeiras formais terão sempre lugar na Bélgica, onde a experiência em lidar com protestos é muito maior. Grandes medidas de segurança irão ser implementadas à volta do centro de cimeiras.

Uma reunião de emergência dos ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros británicos vai discutir novas medidas de segurança com os serviços secretos ingleses. Toby Blair disse que os desacatos não têm nada haver com as alegações de que a União Europeia se está a distanciar das pessoas que supostamente devia servir.

Fonte:
Domingo, 17 de Junho de 2001
The Observer

colocado por azine em 2001-07-05
url de impressão: http://www.azine.org/imprimir.php?nr=000001500&coment=nao
url no azine.org: http://www.azine.org./index.php?000001500
url para colocares as tuas notícias: http://www.azine.org/index.php?centro=contrib.php
 
Podes usar esta notícia e todo o material que encontrares neste site. Podes copiá-lo, distribuí-lo ou modificá-lo. Sempre que possível, ao reutilizares os textos faz referência ao local onde os encontraste.